TECELAGEM MANUAL

LOJA DE CDS

A tecelagem Manual

A Tecelagem Manual possibilita a elaboração de tecidos destinados à confecção de bolsas, cortinas, toalhas, jogos americanos, vestuários, utilitários, tapeçarias de parede, tapetes e tudo o mais que sua criatividade determinar.

As possibilidades são infinitas e, após o aprendizados dos pontos básicos,as combinações de cores, formas e pontos vão definir o apecto e a utilidade do produto final.

Para tecermos, necessitamos de um equipamento denominado "tear", sendo o mais utilizado pelos iniciantes nesta arte, conhecido pelo nome de "Tear Pente Liço", que possibilita de uma maneira bastante simples e rápida, a criação de peças utilitárias e decorativas.

 

CONCEITOS BÁSICOS:

Para se explicar a tecelagem manual e o princípio de funcionamento de um tear, é ncecessário o conhecimento dos seguintes conceitos básicos:

Tear: é uma ferramenta simples que permite o entrelaçamento de maneira ordenada de dois conjuntos de fios, denominados trama e urdidura (ou urdume), formando como resultado uma malha de fios, denominada tecido.

Urdidura: é formado por umconjunto de fios tensos, paralelos e colocados prèviamente no sentido co comprimento do tear.

Trama: é o segundo conjunto de fios. Pasados no sentido transversal do tear com auxílio de uma agulha (também denominada navete). A trama é passada entre os fios da urdidura por uma abertura entre eles, denominada de cala.

Cala: abertura existente entre os fios ímpares e pares da urdidura, por onde passa a navete com a trama.

Pente: Peça básica do tear pente-liço, que permite levantar e abaixar alternadamente os fios da urdidura, para permitir a abertura da cala e posterior passagem da trama.

 

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO TEAR PENTE LIÇO:

A urdidura é colocada através do pente, passando alternadamente pelos furos e fendas do mesmo. Os fios são mantidos com uma tensão uniforme. O movimento vertical do pente, faz surgir a abertura denominada cala, por onde passa a trama sucessivamente de um lado para outro do tear. Após cada passada da trama, a posição do pente é alternada de cima para baixo e vice versa, assim sendo entrelaçado os fios do udume e da trama dando origem ao tecido.

A figura mostra de uma maneira simples este processo:

Visite também www.tecelagemanual.com.br

 

TAPETES INDUSTRIAIS & ORIENTAIS

R e s t a u r a ç ã o - Cortes
Franjas - Bordas - Motivos

Florianópolis - SC

(48) 9967-7385
(48) 9998-0241

Rastreamento Correios

Digite o número do SEDEX conforme o exemplo:
Correios do Brasil

Visitantes

INFORMÁTICA BÁSICA

Iniciantes - Amadores
Terceira Idade

Florianópolis - SC
(48) 3232-6131
(48) 9998-0241