TECELAGEM MANUAL

LOJA DE CDS

TAPETES ORIENTAIS

Saiba um pouco mais sobre tapetes orientais: a região, a história, as técnicas, os povos, os teares, os desenhos, enfim uma série de informações sobre os famosos tapetes orientais.

As imagens utilizadas  são principalmente sobre "tecelagem tribal", denominação que se refere ao trabalho desenvolvido por tribos nômades na Anatolia ( Turquia ) e Irã (antiga Pérsia).

Para acessar mais informações acesse os demais artigos.

Nas imagens, alguns exemplos de tapetes tecidos no "cinturão de tapetes"



Karachi

Hamadan

Heriz

Bidjar

Baktiara

Bokhara

Mori

Mir

Restauração de Tapetes Orientais

www.restauratapetes.com

 

 

POVOS E COSTUMES

Sabemos que uma imagem vale mil palavras. Na sequência de  imagens o retrato dos costumes e da cultura dos povos que habitam a região......

 

Oficina de Tapetes Orientais

- Restaurações em Florianópolis SC -

Franjas - Bordas - Motivos

(48) 9998-0241  / 9908-6243 / 9967-7385
Orçamentos sem compromisso

www.restauratapetes.com

G a l er i a  d e  i m a g e n s

clique nos slides  para visualizar as imagens


 

 

 


 

 

FIAÇÃO E TINGIMENTO

As matérias primas mais empregadas são: a lã de ovelha, o pêlo de camelo, o pêlo de cabra e ainda a sêda. A qualidade final do tapete depende muito da qualidade do material empregado. Estes materiais podem ser utilizados misturados ou não.

Após a obtenção e limpeza a matéria prima, o processo seguinte, na tecelagem manual, é a obtenção dos fios ( fiação ) e seu posterior tingimento.

O fio é obtido através de um movimento de torção das fibras da matéria prima. Este movimento pode ser feito através do uso do fuso ou de uma roca. O fuso se assemelha à um pião; com o rodar do mesmo, as fibras vão se torcendo, gerando o fio.

 

O TEAR

O tear normalmente utilizado na fabricação dos tapetes, é do tipo vertical. Em algumas regiões encontram-se também teares de pedal.
O princípio de funcionamento é idêntico a todos os teares. Um conjunto de fios denominado "urdidura", e que constituí a base ou "esqueleto" do tapete, é entrelaçado por outro conjunto de fios, denominado de "trama", e que cobre totalmente a urdidura. Os tapetes assim manufaturados são denominados de "Kilim".

Outro tipo de tapetes são os "tapetes de nós". Nestes, a cada linha de trama é acrescida uma linha de nós, que de acordo com suas cores, vão dando origem aos desenhos.

 
Mais Artigos...


Página 1 de 2

TAPETES INDUSTRIAIS & ORIENTAIS

R e s t a u r a ç ã o - Cortes
Franjas - Bordas - Motivos

Florianópolis - SC

(48) 9967-7385
(48) 9998-0241

Rastreamento Correios

Digite o número do SEDEX conforme o exemplo:
Correios do Brasil

Visitantes

INFORMÁTICA BÁSICA

Iniciantes - Amadores
Terceira Idade

Florianópolis - SC
(48) 3232-6131
(48) 9998-0241